Ciência e sociedade

Descoberto exoplaneta com 'irmão' compartilhando a mesma órbita (FOTO)

Uma equipe de astrônomos pode ter encontrado um "irmão" raro que compartilha a mesma órbita de um planeta semelhante a Júpiter em torno de uma estrela jovem.
Sputnik
Os pesquisadores usaram os telescópios posicionados no deserto do Atacama, no Chile, para observar o sistema PDS 70, localizado a 370 anos-luz de distância na constelação de Centaurus.
Esta é possivelmente a primeira vez na história que os astrônomos conseguem identificar dois exoplanetas compartilhando a mesma órbita.
Esse tipo de sistema é conhecido como "troiano" ou "co-orbital" e, no caso de planetas, era considerado existente apenas na teoria, sem evidências práticas de sua ocorrência.
Os dois planetas semelhantes a Júpiter, conhecidos como PDS 70b e PDS 70c, já são conhecidos por orbitar a estrela.
Os dois planetas semelhantes a Júpiter, conhecidos como PDS 70b e PDS 70c, já são conhecidos por orbitar a estrela
Os astrônomos também puderam observar uma nuvem de detritos no caminho orbital do PDS 70b, que podem ser blocos de construção de um novo planeta em formação ou já formado.
A equipe acredita que esta seja a evidência mais forte até o momento, mostrando que dois exoplanetas podem compartilhar a mesma órbita.
Para confirmar a detecção, será necessário que a equipe espere até 2026, quando o ALMA poderá ser utilizado para ver se o PDS 70b e sua nuvem de detritos "caminharão" juntos ao longo da órbita.
Comentar