Panorama internacional

Pequim: EUA precisam de sabedoria diplomática ao estilo Kissinger e coragem política ao estilo Nixon

O chefe da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Wang Yi, durante o encontro com o ex-secretário geral dos EUA, Henry Kissinger
O chefe da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Wang Yi, declarou ao ex-secretário geral dos EUA, Henry Kissinger, que Washington não poderia conter ou mudar a China e pediu sabedoria diplomática e coragem política.
Sputnik

"As políticas dos Estados Unidos em relação à China exigem sabedoria diplomática ao estilo Kissinger e coragem política ao estilo Nixon", disse Wang durante a reunião na terça-feira (18).

O diplomata chinês nomeou Henry Kissinger "um velho amigo" e agradeceu-lhe o "papel indispensável" no reforço do entendimento entre os dois países.

Além disso, na reunião, Wang Yi apelou aos EUA para "se distanciarem das atividades separatistas" visando a independência de Taiwan.

Kissinger serviu como secretário de Estado para Richard Nixon e Gerald Ford. Como a agência Reuters lembra, ele desempenhou um papel fundamental na normalização das relações entre Washington e Pequim na década de 1970, e depois de deixar o cargo visitou a China regularmente.
A Casa Branca tem conhecimento da visita em curso do político de 100 anos e observou que Kissinger não está representando o governo dos EUA nesta viagem.
O presidente dos EUA, Joe Biden (à esquerda), é recebido pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida (à direita), durante encontro do Quad. Tóquio, 24 de maio de 2022
Panorama internacional
EUA querem envolver Japão em um potencial conflito armado em torno de Taiwan, relata mídia
Comentar