Panorama internacional

Em 'combate' ao Irã, EUA enviam mais navios e fuzileiros navais para golfo Pérsico

Os Estados Unidos estão enviando navios de guerra adicionais e milhares de fuzileiros navais ao Oriente Médio para aumentar a segurança na esteira das tentativas iranianas de apreender navios comerciais lá, relatou o Pentágono na quinta-feira (20).
Sputnik
Na quinta-feira (20), o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, aprovou a implantação do Grupo Anfíbio de Prontidão Bataan e da 26ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais na região do golfo Pérsico, de acordo com oficiais dos EUA.
O grupo de prontidão consiste em três navios, incluindo o Bataan, um navio de assalto anfíbio. Uma unidade expedicionária geralmente consiste em cerca de 2.500 fuzileiros navais.
No comunicado, o Comando Central dos EUA disse que a implantação proporcionará "ainda maior flexibilidade e capacidade marítima na região". O anúncio não nomeou os navios, mas os oficiais americanos detalharam as unidades envolvidas na implantação sob condição de anonimato para discutir os movimentos das tropas.
Junto com o Bataan, o grupo inclui dois outros navios de guerra, o Mesa Verde e o Carter Hall. O grupo deixou Norfolk, Virgínia, no início deste mês. Não estava claro na quinta-feira se os três navios continuariam na região do golfo.
A implantação vem na sequência de decisões nas últimas semanas de enviar o navio USS Thomas Hudner, um destróier, e um número de caças F-35 e F-16 para a região. Há também aviões de ataque A-10 há várias semanas em resposta à atividade iraniana.
Irã adverte EUA por movimentos 'provocativos' na região do golfo Pérsico
Comentar