Empresa russa apresenta radares compactos para impedir ameaças marítimas de drones

A Ruselectronics Holding desenvolveu radares portáteis capazes de detectar efetivamente embarcações não tripuladas a uma distância de até seis quilômetros, disse o CEO da Fábrica de Dispositivos Eletrônicos de Rybinsk (parte da Ruselectronics), Andrei Komogortsev, à Sputnik.
Sputnik
O minirradar é uma estação multifuncional portátil que pesa menos de 25 kg, incluindo a unidade rotativa e as baterias. Inicialmente, essas estações foram projetadas para proteger objetos de infraestrutura crítica de drones aéreos e para detectar equipamentos terrestres.
"A superfície da água não causa nenhuma interferência de rádio adicional quando este radar está operando. Mesmo um barco amador de três metros tem garantia de visibilidade a uma distância de seis quilômetros. Isso permite o uso de tais estações para proteger objetos marítimos e fluviais contra invasões não autorizadas", disse Komogortsev quando perguntado se tais radares podem ser usados para proteção contra drones marítimos.
Denis Fedutinov, um dos principais especialistas russos no campo de veículos aéreos não tripulados e editor-chefe da revista Bespilotnaya Aviatsiya (Aviação não tripulada), confirmou à Sputnik que tais sistemas poderiam ser usados com sucesso para se defender de ataques de drones marítimos em estruturas como a Ponte da Crimeia, bases navais e outras instalações costeiras.
"Devido à sua portabilidade, eles não requerem nenhuma infraestrutura adicional. Ao mesmo tempo, seu alcance de detecção de pequenos objetos de superfície de até seis quilômetros, levando em consideração a velocidade máxima declarada anteriormente dos drones marítimos ucranianos de 43 nós [quase 80 km/h] de fontes abertas, fornecerá notificação às forças de segurança relevantes pelo menos quatro minutos antes do contato. Além disso, os radares rastrearão a localização exata de embarcações não tripuladas a qualquer hora do dia", explicou o especialista.
Operação militar especial russa
O que são drones navais e de onde a Ucrânia pode obtê-los?
Fedutinov acrescentou que ter informação coordenada sobre os alvos, mesmo em condições climáticas adversas, com alguns minutos de antecedência, deve permitir a interceptação eficaz dos drones ucranianos que se aproximam da ponte. Ele esclareceu ainda que os radares desse tipo normalmente operam na faixa de comprimento de onda milimétrica e podem detectar com eficácia alvos aéreos, terrestres e marítimos.
Para comparação, o radar pode detectar um barco amador de três metros de comprimento quase nivelado com a superfície da água a uma distância de seis quilômetros, enquanto embarcações não tripuladas ucranianas, de acordo com dados disponíveis ao público, têm 5,5 metros de comprimento.
O Comitê Nacional Antiterrorista da Rússia informou que, na madrugada de segunda-feira (17), Kiev realizou um ataque terrorista à Ponte da Crimeia usando duas embarcações de superfície não tripuladas. Como resultado, um casal da região de Belgorod foi morto e sua filha adolescente ficou ferida. A parte rodoviária da ponte foi danificada e o tráfego de mão dupla nesta seção deve ser restaurado no outono (Hemisfério Norte).
Comentar