O piso foi construído em uma plataforma ao ar livre em Viejo Sangayaico, a 200 km a sudeste de Lima, em algum momento entre 1000 e 1400 d.C. Desde 1400 até 1532, ainda estava em uso sob o domínio inca, e possivelmente nos primeiros anos da conquista espanhola.
"Sabemos que nos rituais andinos pré-hispânicos a dança era uma grande parte dos procedimentos. Acredito que esta plataforma especialmente construída foi feita para melhorar os sons naturais associados à dança", diz Kevin Lane, arqueólogo do Instituto das Culturas da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, que liderou a pesquisa.
De acordo com arqueólogos, a pista de dança de Viejo Sangayaico foi criada como uma forma de imitar o som hipnotizante do trovão, baseando-se no sistema de crenças andinas que conectava as divindades dos relâmpagos com a chuva e o trovão.
"Acredito que essas plataformas abertas teriam sido usadas durante o período pré-hispânico como um palco para venerar os deuses das montanhas próximas, neste caso os de Huinchocruz", explica Lane.
Os arqueólogos identificaram primeiro a pista de dança sonante quando ouviram um barulho oco enquanto caminhavam sobre ela.
Uma plataforma ao ar livre no Viejo Sangayaico que faz um som percussivo profundo quando pisada pode ter sido uma pista de dança "soando" usada para venerar uma divindade da montanha próxima de trovões e relâmpagos
© Foto / ORP-PIACI Project
A estrutura exclusiva dessa plataforma consiste em quatro camadas preenchidas de modo cuidadoso, e uma variedade diversificada de materiais se destinava a melhorar o som percussivo. Essas camadas foram feitas de guano de camelídeos e argila siltosa limpa, que foram estrategicamente intercaladas para obter o efeito de percussão desejado.
As lacunas cuidadosamente situadas dentro das camadas de esterco contribuíam para a criação de um som profundo, semelhante ao baixo, que circundava a pista de dança, a qual tinha aproximadamente dez metros de diâmetro.
A descoberta levanta a possibilidade de que partes de outros locais andinos possam ter sido construídas para ampliar o som. O profundo significado do som nos antigos rituais andinos tem sido há muito reconhecido em locais como Chavin.
Uma plataforma ao ar livre no Viejo Sangayaico que faz um som percussivo profundo quando pisada pode ter sido uma pista de dança "soando" usada para venerar uma divindade da montanha próxima de trovões e relâmpagos
© Foto / ORP-PIACI Project