Citando fontes, o jornal informa que cerca de 60% do comunicado foi acordado durante a preparação da reunião ministerial.
Em particular, subsistem divergências sobre o parágrafo sobre a Ucrânia, que condena as ações da Rússia, que foi contestado por representantes da Federação da Rússia e da China. Também não há consenso sobre a classificação do combustível de hidrogênio.
A publicação observa que os delegados da República Popular da China levantaram a questão dos critérios para a definição de "minerais críticos", nos quais, em particular, é costume incluir metais de terras raras, na mineração dos quais a China é líder.
As negociações do grupo de trabalho foram realizadas em 19-20 de julho. No sábado em Goa, na Índia, os ministros relevantes dos países do G20 concluirão essas negociações.
O Grupo dos 20, conhecido como G20, é uma organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia. Juntas, essas nações representam cerca de 80% de toda a economia global.