Panorama internacional

Senadores nos EUA bloqueiam transferência de submarinos à Austrália sob o acordo AUKUS, diz mídia

Os legisladores republicanos estão contra a atual proposta da Casa Branca por considerarem que não tem fundos suficientes para a Austrália completar o respetivo objetivo, escreve o Politico.
Sputnik
Os republicanos do Comitê de Serviços Armados do Senado dos EUA estão bloqueando a aprovação para fornecer à Austrália três submarinos nucleares sob o acordo AUKUS, reportou na sexta-feira (21) o jornal norte-americano Politico.
Tratam-se de submarinos de ataque da classe Virginia com propulsão nuclear, conforme acordado no pacto.
De acordo com o Politico, os republicanos argumentam que a Casa Branca deve aumentar o orçamento do Pentágono para reforçar a indústria de defesa dos EUA o suficiente para atender às necessidades da Marinha dos EUA e da Austrália. Eles não referiram um valor a ser solicitado, mas mencionaram que os US$ 3 bilhões (R$ 14,33 bilhões) que a Austrália planeja investir na base industrial de submarinos dos EUA para essa iniciativa não serão suficientes.
Apoio militar dos EUA contra China pode 'jogar' Austrália em guerra nuclear, segundo especialista
Os senadores republicanos Roger Wicker e Susan Collins planejam enviar uma carta ao presidente Joe Biden nos próximos dias para tratar de suas preocupações sobre esse assunto.
O acordo AUKUS, um pacto de segurança entre os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália, foi lançado em setembro de 2021 com o objetivo de Washington e Londres fornecerem a Camberra a tecnologia para obter submarinos com capacidade nuclear, o que é apelidado de Pilar 1. O Pilar 2 da aliança inclui o desenvolvimento de outras tecnologias, incluindo a produção de minerais essenciais.
Vários especialistas notaram que o AUKUS, junto com o Quad e as iniciativas militares dos países ocidentais na Ásia-Pacífico, visa ajudar a conter a China e possivelmente também a Rússia.
Comentar