Operação militar especial russa

MD: forças russas atingiram instalações ucranianas em Odessa onde preparavam atentados contra Rússia

As Forças Armadas da Rússia realizaram um ataque de mísseis na noite de sábado (22) para domingo (23) contra locais de fabricação e preparação de lanchas não tripuladas na região de Odessa. Nas instalações atingidas estavam igualmente mercenários estrangeiros, informou o Ministério da Defesa russo.
Sputnik

"Esta noite, as forças russas lançaram um ataque combinado com armas navais e aéreas de longo alcance e alta precisão contra instalações onde estavam sendo preparados atos terroristas contra a Rússia [por meio de lanchas não tripuladas], bem como contra locais de sua fabricação na área da cidade de Odessa", especificou o MD russo.

Além disso, na direção sul de Donetsk, as tropas russas repeliram um ataque inimigo na área de Novomikhailovka, na República Popular de Donetsk, informou o Ministério da Defesa.
De acordo com o tenente-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, pessoal e equipamento das Forças Armadas ucranianas foram atingidos nas áreas das povoações da República Popular de Donetsk e da região de Zaporozhie.
Unidades do agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) repeliram nas últimas 24 horas sete ataques das Forças Armadas ucranianas no setor de Krasny Liman, eliminando 130 militares ucranianos e 18 unidades de equipamento.

"As perdas inimigas nessa direção somaram mais de 130 militares ucranianos, dez veículos de combate blindados, quatro picapes, uma unidade de artilharia autopropulsada Akatsiya, bem como dois obuseiros D-30 e um D-20", - especificou o Ministério da Defesa.

Ao mesmo tempo, na direção de Zaporozhie, as tropas russas repeliram dois ataques inimigos e destruíram um depósito de munição da 105ª Brigada de Defesa Territorial, informou o Ministério da Defesa.
O MD russo informou ainda que, nas últimas 24 horas, as Forças Armadas da Ucrânia fizeram tentativas fracassadas de ofensiva nas áreas de Donetsk, Krasny Liman, sul de Donetsk e Zaporozhie.

Em particular, o Ministério da Defesa observou que "na direção de Donetsk, como resultado das ações ativas do agrupamento de tropas Yug (Sul), de ataques aéreos e fogo de artilharia, foram repelidos com sucesso 14 ataques do inimigo nas áreas das povoações de Belogorovka, Maiorsk, Veseloe, Vodyanoe, Severnoe e Klescheevka da República Popular de Donetsk".

De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, as perdas totais das tropas ucranianas nas direções de Zaporozhie e sul de Donetsk no último dia totalizaram mais de 160 homens, sete tanques Leopard e 15 veículos blindados, incluindo 10 Bradley.
O MD russo destacou igualmente que a informação divulgada pelo regime de Kiev de que um míssil teria atingido a catedral Spaso-Preobrazhensky em Odessa não é verdadeira.
Todas as instalações designadas para ser alvejadas e destruídas nesta noite, onde o regime de Kiev, junto com especialistas estrangeiros, preparava ataques terroristas contra a Rússia, estavam a uma distância segura do complexo da catedral, enfatizou o Ministério da Defesa russo.
Comentar