Na quarta-feira (26), vai ser realizada uma audiência intitulada "Fenômenos anômalos não identificados: implicações na segurança nacional, segurança pública e transparência governamental", convocada pelo Subcomitê de Supervisão da Câmara para Segurança Nacional, Fronteiras e Relações Exteriores.
Em um comunicado, o comitê disse que "explorará relatos em primeira mão de fenômenos anômalos não identificados [OVNI] e avaliará a transparência e a responsabilidade do governo federal em relação às possíveis ameaças dos OVNIs à segurança nacional dos EUA".
"Esta audiência também destacará os esforços legislativos para trazer transparência aos OVNIs e exigir que o governo federal forneça ao povo americano informações sobre riscos potenciais à segurança pública e nacional", acrescentou o documento.
O painel vai ouvir o depoimento de três testemunhas: Ryan Graves, diretor executivo da Americans for Safe Aerospace, comandante David Fravor, ex-comandante do Esquadrão Black Aces da Marinha, e David Grusch, veterano da Força Aérea e ex-membro da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial que serviu como oficial de reconhecimento nacional representante da Força-Tarefa de Fenômenos Anômalos Não Identificados do Pentágono, órgão encarregado de pesquisar relatórios de OVNIs.
Grusch se apresentou como um denunciante, alegando que o governo dos EUA ocultou sua posse de espaçonaves alienígenas e corpos de espécies não humanas por várias décadas.
A audiência vai ser presidida pelo deputado Tim Burchett (Republicano pelo Tennessee), um dos vários legisladores que viajaram para a Base Aérea de Eglin, na Flórida, no início deste mês, para um briefing sobre OVNIs que foi bloqueado pelo Pentágono.
"Não teve nada a ver com o que nos disseram que estaríamos fazendo lá, e [o representante da Flórida] Matt Gaetz basicamente disse que a reunião estava terminada até que nos dessem as informações que pedimos", disse Buchett a um meio de comunicação dos EUA. "E então, eles disseram que não éramos elegíveis para vê-lo, e agora, eles divulgaram que eu e a Republicana [Anna Paulina] Luna não somos elegíveis para ver isso. Isso é apenas um monte de besteira. O Pentágono sabe melhor do que ninguém. É por isso que ninguém confia no governo."
Em entrevistas a mídia norte-americana, Grusch afirmou possuir evidências de que os EUA possuem "veículos técnicos de origem não humana", bem como corpos. Ele se recusou a mostrar suas evidências à mídia por motivos de segurança nacional, mas até agora apenas indicou que sabe sobre os supostos programas secretos e suas atividades de boca em boca.
"Eu pensei que era totalmente louco e pensei no começo que estava sendo enganado, era um estratagema", disse Grusch. "As pessoas começaram a confiar em mim. A se aproximarem de mim. Tenho muitos ex-oficiais de inteligência sênior que vieram até mim, muitos dos quais conheci quase toda a minha carreira, que me confidenciaram que faziam parte de um programa."
Fravor e Graves são dois ex-pilotos do F/A-18 Hornet que apresentaram histórias de forma independente sobre seus estranhos encontros com OVNIs durante as operações de voo.
De acordo com Fravor, ele e outro piloto tiveram uma experiência "perturbadora" em 2004 enquanto sobrevoavam o Oceano Pacífico, quando encontraram um misterioso objeto voador que parecia desafiar as leis físicas conhecidas. Aspectos de sua história foram corroborados por dados do porta-aviões USS Nimitz de onde eles voavam, como a incrível velocidade do OVNI.
Graves descreveu uma enxurrada de encontros semelhantes em 2014 e 2015 durante operações na costa atlântica dos EUA, alguns dos quais também foram corroborados por dados de outros navios e aeronaves e, em um caso famoso, filmado por uma câmera dentro de seu cockpit.
OVNI (imagem de referência)
© AFP 2023 / Departamento de Defesa dos EUA
O Congresso adquiriu um interesse mais aguçado nos OVNIs nos últimos anos, não tanto porque eles suspeitam de uma conspiração do governo para esconder os visitantes extraterrestres, mas sim por temores de que um aumento dramático nos avistamentos seja atribuível a dispositivos experimentais ultrassecretos sendo testados por adversários dos EUA.
No início deste ano, o Congresso determinou que o Pentágono apresentasse relatórios anuais sobre as investigações de OVNIs, incluindo explicações.