Panorama internacional

Político húngaro: expansão da OTAN serve aos interesses dos EUA e prejudica a civilização eurasiana

A expansão da OTAN para leste serve aos interesses dos EUA e prejudica a civilização eurasiana, disse à Sputnik o líder do partido húngaro Movimento Nossa Pátria Laszlo Toroczkai.
Sputnik
"Somos fundamentalmente contra a expansão da OTAN [para leste] porque isso só exacerba uma tensão já muito perigosa e prejudicial entre as partes ocidental e oriental da nossa civilização. Este interesse dos Estados Unidos causa muitos danos à civilização eurasiana, da qual a Rússia faz parte", disse Toroczkai.
A Rússia tem repetidamente enfatizado que o país não tem intenções agressivas em relação a nenhum Estado, enquanto a OTAN visa se expandir para o espaço pós-soviético para fomentar conflitos perto das fronteiras russas.
Panorama internacional
A reação da Eurásia: cooperação militar entre Rússia e China como contraponto à ameaça do Ocidente
O político húngaro também disse que o partido que ele lidera vai votar contra a adesão da Suécia à OTAN e pedir ao parlamento que vete a expansão da aliança.
"Rejeitamos categoricamente a expansão da OTAN e votaremos contra ela, assim como fizemos votando contra [a adesão da] Finlândia", disse Toroczkai.
Esta decisão foi tomada não com base nas ações das autoridades suecas, mas tendo em conta a situação política global, acrescentou o político.
Comentar