A zona arqueológica La Huerta de Otero está localizada no lado ocidental de Mérida e fazia parte da cidade romana de Augusta Emerita.
Augustus fundou Augusta Emerita em 25 a.C., para reassentar soldados das legiões veteranas das Guerras Cantábricas. A cidade cresceu para se tornar um dos maiores centros romanos da Hispânia e a capital da província da Lusitânia, que cobria uma área de mais de 20.000 quilômetros quadrados.
As escavações recentes na La Huerta de Otero revelaram um grande mosaico na sala principal de uma residência romana representando Medusa, uma das três monstruosas Górgonas da mitologia grega.
De acordo com os pesquisadores, a representação é uma imagem para proteger os donos da casa, semelhante a outras representações da Medusa encontradas em numerosos artefatos e mosaicos de todo o mundo grego e romano.
A imagem da Medusa está emoldurada no centro de um medalhão octogonal, cercado por pavões que representam as quatro estações. O mosaico geral mede cerca de 30 metros quadrados e também contém padrões geométricos e imagens de motivos florais e animais, como pássaros e peixes.
Além disso, as escavações também revelaram uma seção de 40 metros da muralha romana que defendia a cidade e restos de uma estrada que passava em paralelo no interior da área.