"Uma vez que a República Popular da China tem estudado como usamos o espaço, supomos que eles tentarão inibir nossa capacidade de usar o espaço da maneira que gostaríamos em toda a força conjunta", relatou Whiting.
Ele concordou com os legisladores que uma potencial "invasão chinesa de Taiwan" poderia levar a uma batalha no espaço com os Estados Unidos.
Anteriormente, o chefe do Comando do Indo-Pacífico dos EUA, almirante John Aquilino, expressou confiança de que os militares dos EUA serão capazes de defender Taiwan contra uma "invasão chinesa".
De acordo com Whiting, os EUA consideram que a China e a Rússia estão desenvolvendo suas capacidades militares no espaço e que isso afeta a política de defesa de Washington.
"Isso acontece certamente", enfatizou o general durante a audiência no Senado ao ser perguntado se a China e a Rússia estão desenvolvendo ou não capacidades de armas ofensivas e defensivas no espaço.
Além disso, Whiting concordou que esses desenvolvimentos estão minando a política de segurança nacional de defesa dos EUA.