Panorama internacional

Analista: esforços de Zelensky e EUA para quebrar a vontade da América Latina não terão resultado

Os esforços do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, para realizar uma reunião com os líderes dos países latino-americanos a fim de pedir apoio não terão sucesso, disse à Sputnik Christian Lamesa, analista argentino de assuntos internacionais.
Sputnik
Zelensky tentou organizar tal evento com a ajuda do presidente do Brasil, informou na quarta-feira (26) o jornal Globo.
"Não acho que o presidente Lula da Silva esteja muito inclinado a ajudar Zelensky na questão do encontro com líderes latino-americanos, porque [se o fizer] ele ficará em uma situação difícil, a qual não trará nada de positivo para o Brasil, mas, ao invés, [acarretará] certos problemas", disse Lamesa.
De acordo com ele, muitos países da região estão enfrentando sérios problemas econômicos, e o líder ucraniano mesmo assim decidiu pedir e exigir-lhes armas e dinheiro.
"Acho que os esforços de Zelensky e de Washington de quebrar a vontade da América Latina não terão nenhum resultado. Esta é uma região que historicamente sempre foi mais inclinada à paz do que ao conflito armado", ressaltou Lamesa.
Em meados deste mês de julho, decorreu em Bruxelas a cúpula da União Europeia (UE) e da América Latina. O evento não contou com a participação de Zelensky, que foi inicialmente convidado mas depois os organizadores mudaram de decisão.
Notícias do Brasil
Zelensky quer que Lula 'una a América Latina' pela Ucrânia, mas 'sei que ele não vai me dar' armas
O presidente brasileiro havia dito que a comunidade mundial está se cansando do conflito na Ucrânia, observando ao mesmo tempo a importância dos esforços de todos os países para resolvê-lo.
Comentar