Panorama internacional

Angola está interessada em trabalhar com Rússia no setor petrolífero, diz embaixador

A delegação de Angola na cúpula Rússia-África, que está decorrendo em São Petersburgo, manifestou interesse em trabalhar com a Rússia nos setores de petróleo e agricultura, declarou à Sputnik o embaixador da Rússia em Luanda, Vladimir Tararov.
Sputnik
"Manifestou-se [interesse] do lado angolano no trabalho em diferentes setores, especialmente de petróleo, produção agrícola e no desenvolvimento do potencial industrial e de exportação", disse o diplomata russo.

"E esse interesse tem que ser realizado na prática, por isso agora vamos começar a elaborar o conceito de cooperação, havendo uma troca de delegações bastante densa, depois começaremos a implementação prática do planejado", revelou Tararov.

O embaixador acrescentou que no segundo semestre de 2023 se realizará em Angola uma conferência internacional, onde entre outras coisas serão abordados os temas declarados – indústria petrolífera e agricultura.
Panorama internacional
África tem grande potencial em crescimento de tecnologias nucleares, diz chefe da Rosatom da Rússia
"Anunciamos um convite ao lado russo para participar e ver o que vai beneficiá-los", disse o embaixador.
Na quinta-feira (27), o presidente russo Vladimir Putin disse na sessão plenária da Segunda Cúpula e do Fórum Econômico e Humanitário Rússia-África que em 2022 a Rússia forneceu 11,5 milhões de toneladas de grãos à África, e nos primeiros seis meses deste ano já entregou quase dez milhões de toneladas, apesar das sanções impostas às exportações russas.
Comentar