"Pela primeira vez, tivemos extensas negociações com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento [NBD] do BRICS, Dilma Rousseff. Foram alcançados acordos para financiar uma série de projetos nos países do BRICS. Estamos falando principalmente de centros médicos, de pequena capacidade [nuclear], tanto na versão terrestre quanto móvel", disse Likhachev nos bastidores do Fórum Rússia-África.
Na quarta-feira (26), o presidente russo Vladimir Putin teve uma reunião com a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que agora chefia o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS. Durante o encontro, o líder russo destacou que os países do BRICS não fazem amigos contra alguém, mas trabalham em prol dos interesses uns dos outros.
Ao mesmo tempo, ele destacou a importância do desenvolvimento da instituição financeira que é o BRICS.
Dilma Rousseff, por sua vez, observou que NBD foi criado para ser uma instituição global com uma base de stakeholders que reflete seu foco em mercados emergentes e países em desenvolvimento e que, portanto, o banco prioriza a expansão de seus membros, que espera crescer consistentemente nos próximos anos.