Enquanto Lennart Larsen estava fora de casa em um dia chuvoso e à procura de qualquer coisa de valor histórico, de repente ele ouviu um bipe fraco em seu equipamento e, quando verificou o chão, ele descobriu objetos pequenos e interessantes, diferentes de tudo que ele tinha visto antes.
Um leve sinal sonoro realmente revelou um selo especial no chão – um chamado Patrice – que era usado para fazer imagens de ouro, que se acredita seriam oferecidas aos deuses.
Por sua vez, o Museu Lolland-Falster foi informado. O único objeto de dois centímetros de comprimento no solo de Falster pode ser uma evidência de um antigo poder real em Falster, disse o museu.
"Isso indica que estamos em um lugar que significou algum comércio e provavelmente também teve alguma forma de atividade de culto. E, embora seja um pouco incerto dizer, também pode indicar que já foi um centro de poder em Falster", afirmou a inspetora do museu e arqueóloga Marie Brinch do Museu Lolland-Falster à Tv2 Ost.
Além disso, ela enfatiza que a descoberta foi feita em uma área com nomes que datam da Era Viking, ou mesmo mais cedo, e que o pântano foi descoberto em uma área que havia sido sacrificada aos deuses no século anterior à criação do selo.
Esta pequena descoberta pode ser crucial para a nossa compreensão da história de Lolland e Falster
© Foto / Museum Lolland Falster
Os arqueólogos já se depararam com vários sinais de atividade da Idade do Ferro e da Era Viking, incluindo um enorme estaleiro e um grande castelo da Era Viking em Falster.
No entanto, apenas foi feito um pequeno número de descobertas que podem demostrar onde a elite rica da ilha residiu nos anos anteriores ao início da Era Viking. A nova descoberta pode ajudar a esclarecer isso.
Os pesquisadores determinaram que os objetos minúsculos são selos da era imediatamente anterior à Era Viking. Eles foram criados entre os anos 500 e 700.
Esta pequena descoberta pode ser crucial para a nossa compreensão da história de Lolland e Falster
© Foto / Museum Lolland Falster
De acordo com Margrethe Watt do Museu Nacional, que coleta e pesquisa moedas de ouro e selos antigos, estes são extremamente raros. Só foram descobertos 28 selos em toda a região nórdica, incluindo o de Falster, e é um selo muito único. Ao sul do mar Báltico não foram descobertos selos ou moedas de ouro.