De acordo com fontes da agência, no domingo (30), uma coluna militar dos EUA transportando 45 caminhões-cisterna com petróleo roubado cruzou a fronteira de Mahmoudiya que operava ilegalmente na província de Al-Hasakah e se dirigiu para suas bases no Iraque.
Como observado, mais tarde outra coluna dos militares dos EUA foi para o Iraque, passando através do posto de controle de Al-Walid. Além do mais, na carga continha um carregamento "roubado" de farelo.
Os militares dos EUA transportam regularmente petroleiros sírios para as suas instalações militares no Iraque. No sábado (15), os militares norte-americanos usaram 35 petroleiros para levar o hidrocarboneto através da fronteira ilegal de Al-Walid, tendo usado ainda 65 navios-tanque, alguns deles carregando equipamentos militares danificados cobertos, e 20 caminhões refrigerados no mesmo percurso.
Antes disso, em 1º e 3 de junho, a SANA relatou o contrabando de 49 e 45 navios-tanque de petróleo sírio através de Mahmoudiya, respectivamente. Além disso, entre abril e maio, mais de 130 navios-tanque carregados até a borda com petróleo bruto passaram por Al-Walid e Mahmoudiya.