O especialista indica dados da inteligência britânica, segundo os quais o Ka-52 Alligator é chamado de "um dos sistemas de armas russas mais influentes neste setor".
O autor também observa que a Rússia provavelmente reforçou suas unidades com novos helicópteros do modelo Ka-52M.
"O helicóptero tem sido uma das aeronaves mais eficazes na guerra por causa de sua estrutura robusta e capacidade de ataque", destaca o autor.
Além disso, ele observa que os helicópteros de ataque Alligator da Força Aeroespacial da Rússia estão equipados com novos mísseis antitanque Izdelie 305, com um alcance de cerca de 15 quilômetros.
"As tripulações do Ka-52 foram rápidas em explorar as oportunidades de lançar essas armas além do alcance das defesas aéreas ucranianas", acrescenta a publicação, citando o Ministério da Defesa britânico.
"As forças russas estão opondo uma resistência feroz e hábil no terreno, enquanto também usam a aviação para infligir danos às unidades ucranianas", destaca o especialista.
Atlamazoglou também observa que os helicópteros de ataque russos Ka-52 foram modernizados com base na experiência das operações militares russas na Síria, onde desempenharam um papel importante.