Ciência e sociedade

Relógio de bolso raro da Idade Média encontrado na Alemanha (FOTO)

Um raro relógio de sol medieval, aproximadamente do tamanho de uma caixa de fósforos, foi descoberto na cidade velha de Marburg, na Alemanha.
Sputnik
De acordo com um comunicado da Universidade de Marburg, estudantes estavam escavando o sítio de uma igreja na cidade quando descobriram o relógio de sol. O relógio de sol foi construído em bronze e madeira.
O velho relógio, que se pensa ser do final da era medieval, acredita-se ter pertencido aos Irmãos da Vida Comum, uma ordem monástica que foi fundada nos Países Baixos no final do século XIV.
Era uma comunidade estabelecida por Gerard Groote, um diácono católico holandês. Posteriormente, os irmãos se espalharam para os Países Baixos, Alemanha e Suíça. Eles se estabeleceram na antiga estrutura do mosteiro desde 1527, situada na parte superior de Marburg.
Relógio de bolso raro da Idade Média encontrado na Alemanha

"A descoberta sensacional fornece uma visão clara do encontro de um alto nível de conhecimento em astronomia e matemática com artesanato especializado no limiar entre a Idade Média e os tempos modernos", explica o chefe da escavação educacional, professor doutor Felix Teichner, em um comunicado de imprensa.

De acordo com o professor Teichner, é a primeira vez que um objeto como este foi encontrado em Hesse, no estado alemão, e não restam muitos desses relógios de sol.
Relógios antigos chamados relógios de sol rastreavam a posição do sol ao longo do dia para determinar o tempo. Eles são feitos de uma placa plana e um gnômon, que, quando o sol brilha, lança uma sombra sobre o prato. Relógios de sol existem desde pelo menos 1500 a.C.
Comentar