Operação militar especial russa

Rússia: forças da Ucrânia tentaram atacar embarcações civis russas no mar Negro

As Forças Armadas da Ucrânia tentaram atacar embarcações de transporte civis com três lanchas não tripuladas na parte sudoeste do mar Negro, informou nesta terça-feira (1º) o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
"Nesta noite o regime de Kiev executou uma tentativa de ataque terrorista com o uso de três lanchas semissubmersíveis não tripuladas contra navios de transporte civis russos, que se dirigiam a caminho do estreito de Bósforo, na parte sudoeste do mar Negro", detalha o ministério russo.
Os navios de guerra que escoltavam as embarcações civis detectaram e destruíram as lanchas.

Na direção de Donetsk as tropas ucranianas perderam nas últimas 24 horas mais de 345 militares durante tentativas de ofensiva, bem como um tanque, seis veículos de combate de infantaria, um veículo de sistema de lançamento múltiplo de foguetes Grad, cinco peças de artilharia autopropulsada Krab de fabricação polonesa e cinco peças de artilharia de campo, incluindo um sistema M777 dos EUA, informou a entidade de Defesa russa.

Na República Popular de Donetsk (RPD) também foram eliminados dois depósitos de munições, mísseis e artilharia da 24ª Brigada Mecanizada da Ucrânia.
Nas direções de sul de Donetsk e Zaporozhie Kiev perdeu mais de 220 combatentes, dois tanques, seis veículos de combate de infantaria, incluindo um Bradley fabricado nos EUA, dois carros, uma peça de artilharia autopropulsada polonesa Krab, um obuseiro autopropulsado Akatsiya e um canhão Giatsint-B.
Panorama internacional
Jornal destaca mísseis formidáveis da Rússia usados contra cidades portuárias ucranianas
De acordo com o tenente-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, os militares do agrupamento Tsentr (Centro) de tropas russas suprimiram atividades de um grupo de reconhecimento e sabotagem ucraniano na área do povoado de Terny na RPD.
Por sua vez, na direção de Kupyansk foram eliminados até 120 militares ucranianos, um veículo blindado de combate, três carros, uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika e um obuseiro D-30.
Sistemas de defesa antiaérea russos derrubaram no último dia 21 drones ucranianos e 16 projéteis de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars, relatou o Ministério da Defesa russo.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, desde o início da operação militar especial foram destruídos: 458 aviões da Ucrânia, 245 helicópteros, 5.402 drones, 427 sistemas de defesa antiaérea, 11.067 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.141 lançadores múltiplos de foguetes, 5.699 peças de artilharia de campanha e morteiros e 12.003 veículos militares especiais.
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Comentar