Ciência e sociedade

Descobrem em caverna alemã fragmento de estatueta feita de presa de mamute paleolítico (FOTOS)

Arqueólogos descobriram na caverna de Hohle Fels, na Alemanha, um fragmento de uma figura paleolítica talhada a partir de uma presa de mamute.
Sputnik
De acordo com a Universidade de Tubinga, os cientistas determinaram que o objeto faz parte de uma estatueta antiga antes encontrada que os pesquisadores consideravam ser um cavalo selvagem.

Entretanto, segundo a nova descoberta, o artefato original de 35.000 anos era uma figura de urso ou leão das cavernas. No ano passado, durante escavações, os pesquisadores descobriram mais um fragmento da figura antiga, que tem cerca de quatro centímetros de comprimento.

Figura feita a partir de presa de mamute descoberta na caverna de Hohle Fels, Alemanha
Determinou-se que os fragmentos possuem um ornamento semelhante. Ao juntar todas as partes da figura, os arqueólogos chegaram à conclusão de que ela provavelmente representa um animal completamente diferente.
Hohle Fels está situada nos Alpes Suábios, no sul da Alemanha, e se tornou um importante sítio arqueológico graças às espetaculares descobertas do Paleolítico superior, onde foram preservados numerosos vestígios de presença de humanos antigos. O professor Nicholas Conard, da Universidade de Tubinga, sugere que a peça representa um urso das cavernas.
1 / 2
Figura feita a partir de presa de mamute descoberta na caverna de Hohle Fels, Alemanha.
2 / 2
Fragmento de uma figura do Paleolítico descoberta na caverna de Hohle Fels, Alemanha.
Em 2022, os arqueólogos relataram ter encontrado na caverna ossos de aves com marcas de ferramentas de pedra. Aparentemente, há cerca de 65.000 anos os neandertais locais caçavam aves.
Comentar