"As reuniões realizadas por iniciativa do regime de Kiev e seus curadores ocidentais para promover a 'fórmula de Zelensky' são uma farsa. Isso é uma tentativa de se aproveitarem das intenções sinceras de vários Estados para juntar uma coalizão anti-Rússia", disse Zakharova na coletiva de imprensa.
Ela observou que tais cúpulas também visam monopolizar o direito das autoridades de Kiev de apresentar iniciativas de paz com a desvalorização de outras propostas.
"O plano pseudopacífico do regime de Kiev não tem nada a ver com a paz, consiste em ultimatos e exigências deliberadamente inaceitáveis ao nosso país", acrescentou Zakharova.
Por sua vez, Moscou indicou repetidamente que está pronta para negociações, mas Kiev introduziu uma proibição legislativa sobre elas. O Ocidente está constantemente pedindo à Rússia para negociar, para o que Moscou demonstra sua prontidão, mas ao mesmo tempo no Ocidente eles ignoram a constante recusa de Kiev ao diálogo.
Como foi afirmado no Kremlin, a situação na Ucrânia pode se resolver de uma maneira pacífica, desde que a situação de fato e as novas realidades sejam levadas em conta, todas as demandas de Moscou são bem conhecidas.