EUA disparam pela 1ª vez mísseis de longo alcance ATACMS na Austrália (FOTO)

As forças americanas testaram pela primeira vez a arma no norte da Austrália no âmbito das manobras Talisman Sabre 2023, que terminam na sexta-feira (4).
Sputnik
O exército dos EUA testou um míssil balístico tático superfície-superfície de longo alcance MGM-140 ATACMS pela primeira vez na Austrália durante o exercício Talisman Sabre 2023 no final de julho, relatou na quinta-feira (3) a revista Australian Defence Magazine.
O míssil foi disparado de um lançador M142 Himars, do Campo de Tiro de Armas Aéreas Delamere, no Território do Norte da Austrália, de acordo com o veículo.
O Himars foi entregue por uma aeronave de transporte norte-americana MC-130J da área de treinamento de Shoalwater Bay, no estado de Queensland. Vários mísseis guiados M31 foram disparados de lançadores Himars anteriormente durante as manobras Talisman Sabre 2023.
Em abril, o governo australiano anunciou planos de gastar US$ 2,7 bilhões (R$ 13,17 bilhões) para comprar lançadores múltiplos de foguetes Himars e lançar a produção nacional de mísseis guiados.
Os exercícios Talisman Sabre 2023 começaram em 21 de julho e devem terminar nesta sexta-feira (4). Eles decorrem com a participação de países como a França, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, Alemanha e alguns outros, para um total de 13 Estados, além de três observadores.
Comentar