Nesta sexta-feira (4), a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, declarou que a União Europeia está demonstrando hipocrisia patológica ao criticar outros países por violar a liberdade de expressão, já que os direitos de mídia são regularmente infringidos pelo bloco europeu.
"Enquanto a UE ignorar tal ilegalidade em seu território, a condenação de outros países não passa de outra manifestação da hipocrisia patológica dos funcionários da União Europeia", disse Zakharova.
A afirmação da diplomata é motivada pela após quinta-feira (3), a estatal francesa France Medias Monde disser que o Níger bloqueou a transmissão da rádio francesa RFI e do canal de TV France 24 uma semana após um golpe no país.
Mais tarde, o porta-voz para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança da Comissão Europeia, Nabila Massrali, disse que a UE considera a decisão do Níger inaceitável, por constituir uma violação grave do direito à informação e à liberdade de expressão.
Em fevereiro de 2022, logo após a Rússia começar a operação especial na Ucrânia, o bloco europeu já no dia 27, três dias após o começo da operação, proibiu as transmissões da RT e da Sputnik nos países da UE.