O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto hoje (4) que permitirá ao país retomar a compra de eletricidade da usina hidrelétrica de Guri, na Venezuela, informou o Poder 360.
"Com a assinatura do decreto de importação, estaremos não apenas autorizando a compra de energia da Venezuela, mas começando a interligação de energia da América do Sul. Esse decreto permitirá realizar contratos e trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que voltará a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável ao Estado de Roraima", disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
De 2001 a 2019, Roraima, única região brasileira não conectada à rede nacional, foi abastecida com energia da hidrelétrica venezuelana Guri, em Puerto Ordaz. Para Alexandre Silveira, a suspensão das compras de energia elétrica da Venezuela em 2019 foi uma decisão ideológica do governo de Jair Bolsonaro.
"Uma decisão distorcida do interesse público deixou de comprar essa energia de Guri e passou a comprar energia de três usinas: duas a gás e uma a óleo, colocando mais de 40 caminhões por dia na BR-174 levando óleo diesel até a usina", afirmou Silveira.
Há quatro anos, Roraima é abastecida com eletricidade por usinas termelétricas locais, que funcionam principalmente com óleo combustível, mas também com gás natural e biodiesel.