Uma série de novos equipamentos e sistemas militares desenvolvidos internamente foi entregue no sábado (5) às forças navais do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) iraniano, anunciou no sábado (5) a agência iraniana Tasnim.
Os novos armamentos, produzidos por empresas nacionais e o Ministério da Defesa iraniano, incluíam vários tipos de drones de reconhecimento, combate, ataque e rastreamento, diferentes tipos de veículos logísticos e de comando e sistemas de guerra eletrônica, como sistemas de defesa antiaérea.
A Marinha do IRGC também recebeu caminhões equipados com lançadores de mísseis de cruzeiro, emparelhados com sistemas de radar e centenas de mísseis de cruzeiro e balísticos com alcance de 300 a 1.000 quilômetros.
O contra-almirante Ali Tangsiri, chefe da Marinha do IRCG, descreveu durante o evento as novas armas como um "passo importante e eficaz" na expansão das capacidades de combate da Marinha do IRGC.
Ele notou que os novos mísseis de cruzeiro e balísticos são alimentados por inteligência artificial, têm alcances mais longos, podem ser preparados para lançamento instantaneamente, combatem a guerra eletrônica do inimigo e atingem os alvos de várias direções.
Segundo o oficial, os novos drones têm um tempo de voo mais longo, suas ogivas se tornaram maiores e mais pesadas, e podem ser usados em guerra eletrônica, detonar alvos móveis e identificar alvos navais com grande precisão.
A cerimônia contou também com a presença do major-general Hossein Salami, comandante do IRGC.