Ciência e sociedade

Encontrado na Sérvia navio romano de quase 2.000 anos (FOTOS)

Um grupo de pesquisadores na Sérvia descobriu um barco do período do Império Romano, que teria sido usado para transportar cargas entre o rio Danúbio e a então cidade romana de Viminacium.
Sputnik
Arqueólogos da Sérvia estão tentando preservar os restos de um navio antigo, que foi desenterrado por mineiros de carvão locais a cerca de 70 km a leste da capital Belgrado no final de julho.
Acredita-se que a embarcação faça parte de uma frota fluvial que servia a antiga cidade romana de Viminacium, altamente desenvolvida.
Os restos de um navio de madeira foram encontrados perto da localidade romana Viminacium, na Sérvia. O navio tinha aproximadamente 20 m de comprimento e 3,5 m de largura. A idade do navio ainda não foi estabelecida.
Miomir Korac, diretor do sítio arqueológico de Viminacium, disse aos jornalistas que ele e seus colegas "podem presumir que esse navio é romano", mas "não têm certeza de sua idade exata".
O navio, que parecia uma barcaça "pode ser do primeiro século d.C., ou pode ser do terceiro ou quarto", disse.
Os arqueólogos sugeriram que, originalmente, o navio de fundo plano tinha provavelmente cerca de 20 metros de comprimento e cerca de 3,5 metros de largura. A embarcação era evidentemente usada para transportar cargas entre o Danúbio e a cidade e campo romano de Viminacium.
"É provável que a barcaça tenha sido rebocada da costa ou conduzida por remos e, em situações adequadas, o navio também poderia usar o vento para se mover, usando uma vela auxiliar", argumentaram os arqueólogos.
Na área já foram encontrados em 2020 restos de barcos semelhantes, um sinal de que a região já foi um remanso navegável do vizinho rio Danúbio.
Arqueólogos da Sérvia encontraram um antigo navio romano em uma pedreira de carvão. Eles estão limpando cuidadosamente a madeira e querem preservá-la. O navio pode ser do século III ou IV d.C., quando servia uma grande cidade romana com um hipódromo e muito mais.
Agora espera-se que o navio seja exibido próximo à cidade sérvia de Kostolac com dezenas de outros artefatos descobertos em Viminacium. Os pesquisadores d estão atualmente aguardando as datas exatas de radiocarbono da madeira do esqueleto da embarcação.
Mladen Jovicic, colega de Korac, admitiu que "esse será um procedimento muito desafiador". A equipe conta agora com a ajuda de seus "amigos engenheiros da mina em Drmno" e "seus conservadores" do Instituto de Arqueologia de Belgrado, "que protegerão o navio para que a madeira não falhe".
Comentar