Ciência e sociedade

Rússia monta porta-foguetes da 1ª missão russa à Lua em 47 anos (FOTO)

O foguete Soyuz-2.1b, que vai lançar a primeira missão lunar da Rússia em quase meio século, o Luna-25, foi montado no cosmódromo de Vostochny, no Extremo Oriente, informou a corporação espacial russa Roscosmos.
Sputnik
"Hoje [7], no cosmódromo de Vostochny, especialistas das empresas da corporação estatal Roscosmos concluíram a montagem geral do foguete espacial Soyuz-2.1b com a estação automática Luna-25", disse o comunicado.
Segundo a Roscosmos, a comissão estatal deu sinal verde para a retirada do foguete para instalação na terça-feira (8) na plataforma de lançamento 1C.
"O lançamento do foguete Soyuz-2.1b com o bloco de aceleração Fregat e a estação automática Luna-25 está agendado para 11 de agosto", especificou.
Roscosmos explicou que o horário de decolagem será "às 02:10:57, no horário de Moscou", equivalente a 22:10:57 da quinta-feira (10), no horário de Brasília.
Estação automática Luna-25
A Luna-25 vai ser a primeira estação a fazer um pouso suave na região circumpolar, onde o terreno é difícil, já que todas as suas antecessoras pousaram na zona equatorial do satélite natural da Terra.
Os principais objetivos da missão são refinar as tecnologias de pouso suave nas áreas polares da Lua e conduzir uma exploração da área designada perto do polo sul do satélite natural.
O lançamento, inicialmente previsto para julho de 2022, foi adiado algumas vezes.
A missão lunar russa anterior, Luna-24, foi lançada nos dias da então União Soviética, em 1976.
Em 2027, a Rússia planeja lançar o orbitador Luna-26 e em 2028, a missão da sonda Luna-27 deve pousar em uma área que abrigaria uma base lunar no futuro para investigar o permafrost polar.
Ciência e sociedade
Missão espacial da Índia publica primeiras imagens da superfície lunar (VÍDEO)
Comentar