Panorama internacional

Japão e EUA devem mostrar 'determinação para lutar por Taiwan', disse ex-premiê japonês

Taro Aso, ex-primeiro-ministro do Japão e atual vice-presidente do Partido Liberal Democrata (PLD), disse que Japão, Estados Unidos e Taiwan precisam de "determinação para lutar" a fim de deter a China.
Sputnik
O ex-premiê está de visita a Taiwan, onde discursou em um fórum internacional em Taipé.

"Acredito que agora é o momento para Japão, Taiwan, Estados Unidos e outros países com posicionamentos semelhantes se prepararem para pôr em prática uma dissuasão muito forte. É a determinação para lutar", disse ele durante o seu discurso, escreve Kyodo News.

De acordo com a mídia, Aso também lembrou que após a visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, em agosto do ano passado, a China realizou exercícios em grande escala no decorrer dos quais vários mísseis caíram na zona econômica exclusiva do Japão.
Panorama internacional
Assistência militar dos EUA a Taiwan é interferência nos assuntos internos da China, adverte Pequim
As tensões aumentaram em torno de Taiwan depois que a então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou a ilha no início de agosto de 2022. A China condenou a visita, percebendo-a como um ato de apoio às forças independentistas locais, e conduziu grandes exercícios militares perto da ilha, que a China considera parte inalienável de seu território. A administração chinesa afirmou repetidamente que Pequim está disposta a se reunir com Taiwan pacificamente. No entanto, nunca renunciaria ao uso da força militar em caso de necessidade.
Comentar