Notícias do Brasil

USP anuncia obra da 1ª estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo

A iniciativa da universidade é uma parceria com a Shell, Raízen e Toyota. A previsão inicial é que a estação já esteja em operação regular no segundo semestre de 2024.
Sputnik
Nesta quinta-feira (10), o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade de São Paulo (USP) anunciou a construção da primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo. O anuncio também contou com a participação do governador do estado, Tarcísio de Freitas.
A planta-piloto do projeto será capaz de produzir 4,5 quilos de H₂ por hora, possibilitando o abastecimento de até três ônibus e um veículo leve, segundo o Estadão.
Ciência e sociedade
China inicia construção de maior projeto de hidrogênio verde no mundo
O etanol é usado para gerar hidrogênio combustível para carros elétricos. O objetivo é escalonar a produção e atingir viabilidade econômica.

"O Brasil tem condições de liderar no mundo a sustentabilidade por alinharmos agricultura, energia e engenharia, que vão se tornar cada vez mais importantes para vencermos os desafios que temos em relação a mudanças climáticas", disse o diretor-executivo e científico do RCGI, Júlio Meneghini, citado pela mídia.

O diretor-executivo também destacou que o hidrogênio se torna uma grande oportunidade no mercado sustentável pela capacidade de ter uma pegada negativa, algo que, segundo ele, nem mesmo outras tecnologias que já existem são capazes.
"A criação desse projeto é uma questão estratégica não só para a economia, mas para a sociedade brasileira", afirmou.
Participam também do desenvolvimento da estação como parceiros a Hytron, Senai CETIQT e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O investimento é de R$ 50 milhões da Shell Brasil, obtido com recursos da cláusula de PD&I da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Comentar