A identificação resolveu um mistério de quase 30 anos, já que os restos fossilizados da criatura, de 1,5 metro, foram encontrados nos anos 1990 em Nova Gales do Sul, mas não se sabia até agora a que animal pertenciam, segundo a BBC.
Atualmente, os cientistas conseguiram identificar menos de dez fósseis de espécies semelhantes aos lagartos.
Uma equipe de cientistas identificou uma nova espécie de anfíbio que habitou a Austrália há aproximadamente 247 milhões de anos
© Foto / UNSW Sydney/Richard Freeman
De acordo com os especialistas, a descoberta pode "reescrever a evolução dos anfíbios na Austrália".
Denominado Arenaepeton supinatus, a espécie anfíbia fornece uma janela para o passado graças ao seu corpo preservado, revelando detalhes como "presas" na cabeça e dentes afiados.
"Este fóssil é um exemplo único de um grupo de animais extintos, conhecido como Temnospondyls, que viveram antes e durante o tempo dos dinossauros", afirmou o paleontólogo Lachlan Hart.
Segundo o especialista, a espécie habitava nos riachos de água doce do que é hoje a bacia de Sydney, durante o período Triássico.
A antiga espécie de lagarto é semelhante às salamandras gigantes chinesas modernas, especialmente na região da cabeça, informou Hart.
Hart também ressaltou que apesar da semelhança, a espécie era consideravelmente mais corpulenta do que seus descendentes.