De acordo com um comunicado publicado no site do partido de direita AfD (Alternativa para a Alemanha), do qual Schulz é membro, as medidas punitivas europeias não prejudicaram a Rússia, mas devastaram a economia alemã.
"Sanções contra a Rússia e medidas econômicas da 'coalizão semáforo' governante [o Partido Social-Democrata da Alemanha, os Verdes e o Partido Democrático Livre] estão levando a Alemanha e sua atividade econômica diretamente à desindustrialização", disse Schulz.
Ele acrescentou que "não é surpreendente que em 2022 a Rússia tenha tirado a Alemanha do quinto lugar no ranking das principais economias do mundo".
Segundo o deputado, o efeito devastador das sanções à Rússia sobre a economia alemã é evidenciado por "perspectivas econômicas decepcionantes [para o país] para 2023", bem como por "maus resultados na indústria automotiva [que] continuam a levar a uma menor produção industrial".
A este respeito, o parlamentar apelou ao governo alemão para "suspender imediatamente as sanções econômicas contra a Rússia", a fim de "evitar [mais] danos econômicos".