Segundo a entidade militar, o ministro da Defesa da Rússia Sergei Shoigu inspecionou o agrupamento de tropas na zona do Ártico.
"Atualmente, um destacamento de navios de guerra da Frota do Norte, composto pelo navio antissubmarino grande Vitse-Admiral Kulakov, o navio de assalto anfíbio Aleksandr Otrakovsky, o rebocador de resgate Altai e o navio-tanque Sergei Osipov, deixou a base principal da Frota do Norte – cidade de Severomorsk – para realizar tarefas na zona ártica do oceano Ártico", disse o ministério.
Além disso, o Ministério da Defesa observa que durante o treinamento de combate um agrupamento combinado de caças-interceptadores MiG-31 da aviação da Frota do Norte desempenha as tarefas de defesa aérea, reconhecimento aéreo e proteção de tropas e forças que operam na zona do Ártico. As tripulações realizam voos desde aeródromos nos arquipélagos de Novaya Zemlya e Zemlya Frantsa-Iosifa e treinam questões de interação com as forças navais.
Acrescenta-se que na zona ártica de responsabilidade da Frota do Norte os especialistas das tropas radiotécnicas conduzem um serviço contínuo de vigilância e monitoram o espaço aéreo, enquanto as tripulações da aviação de caça realizam voos no âmbito da vigilância de combate.