"Foi repelida uma tentativa do regime de Kiev de realizar um ataque terrorista com um drone contra alvos no território russo. Um drone foi detectado e destruído pelos sistemas de defesa antiaérea russos sobre o território da região de Belgorod. Não houve vítimas ou danos", informou o MD russo.
O MD russo também informou que, por volta das 11h30 locais (05h30 de Brasília), um avião não tripulado ucraniano tentou atacar alvos na região russa de Kursk. De acordo com o MD russo, ninguém ficou ferido e não houve danos.
Por volta das 06h40 locais (00h40 de Brasília), no sudoeste do mar Negro, embarcações da Frota do Mar Negro da Rússia flagraram o navio de carga seca Sukra Okan, que navegava sob a bandeira de Palau, a caminho do porto ucraniano de Izmail.
O cargueiro não respondeu ao pedido de parar sua rota para ser inspecionado. Então um navio de guerra russo fez um disparo de advertência.
Para inspecionar o cargueiro, um helicóptero Ka-29 com um grupo de militares russos decolou do navio-patrulha Vasily Bykov.
Segundo comunicações via rádio, a embarcação interrompeu a rota e a equipe de inspeção desembarcou no cargueiro. Após a conclusão da inspeção, a embarcação continuou rumo ao porto de Izmail.
Os navios da Frota do Mar Negro seguem patrulhando as áreas designadas.
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente a Federação da Rússia.