O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido alertou no domingo (13) os cidadãos britânicos sobre a crescente ameaça de ataques terroristas na Suécia.
"É muito provável que os terroristas tentem realizar ataques na Suécia, que podem ser indiscriminados, inclusive em locais frequentados por estrangeiros", advertiu o ministério.
O comunicado sublinhou que, de modo geral, há uma "ameaça maior de atentados terroristas em todo o mundo contra os interesses do Reino Unido e cidadãos britânicos", ataques provenientes de "grupos ou indivíduos motivados pelo conflito no Iraque e na Síria".
Henrik Landerholm, assessor de segurança nacional da Suécia, disse que o governo sueco e as agências policiais estavam monitorando os eventos e trabalhando com parceiros internacionais para combater a disseminação de mensagens de ódio sobre a Suécia.
Na quinta-feira (10) Magnus Sjoberg, chefe de contraterrorismo da polícia sueca, disse que a Suécia, juntamente com a Dinamarca e os Países Baixos, se tornou alvo de grupos terroristas após ter permitido manifestações em seu território envolvendo a queima do Alcorão.
Várias demonstrações de queima do Alcorão foram realizadas na Dinamarca e na Suécia nos últimos meses. Diversos países muçulmanos condenaram os atos, e alguns convocaram os embaixadores suecos e dinamarqueses para lhes entregar notas de protesto.