China pode iniciar produção em massa de humanoide com raciocínio de IA (FOTOS)

A empresa chinesa Fourier Intelligence planeja iniciar a produção em massa do robô humanoide GR-1 ainda em 2023, anunciou Alex Gu, fundador e diretor-executivo da empresa.
Sputnik
O humanoide foi apresentado em julho durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial 2023, realizada em Xangai.
Humanoide GR-1 da empresa chinesa Fourier Intelligence
De acordo com o jornal South China Morning Post, o robô tem 1,65 metro de altura e é capaz de caminhar sobre duas pernas a uma velocidade de cinco quilômetros por hora, enquanto pode transportar uma carga de 50 quilos.
Gu ressaltou que a tecnologia utilizada nos atuais produtos da empresa inclui uma bicicleta estática inteligente e uma luva robótica sem fio, entre outros dispositivos que podem ser usados pelos humanoides.
Humanoide GR-1 da empresa chinesa Fourier Intelligence
Apesar das dificuldades e alto custo, Gu afirmou que o desenvolvimento de modelos de linguagem extensa (LLM, na sigla em inglês), tipo de software usado em chatbots de IA como ChatGPT, poderia marcar uma "mudança de época", já que darão aos robôs a capacidade de raciocínio lógico.
"Os LLM darão aos robôs a capacidade de raciocínio lógico, tornando-os muito mais parecidos com os humanos", afirmou Gu.
Protótipos do robô já foram entregues em pequenas quantidades para algumas universidades e empresas de IA para pesquisa e desenvolvimento.
Comentar