Ciência e sociedade

Moedas de ouro de 2.000 anos da Idade do Ferro são descobertas no País de Gales (FOTOS)

Pesquisadores amadores descobriram, com a ajuda de detectores de metais, na ilha de Anglesey, no País de Gales, um conjunto de 15 moedas de ouro da Idade do Ferro em um estado extraordinário de preservação.
Sputnik
As moedas, identificadas como "estáter", foram cunhadas entre 60 a.C. e 20 a.C., e outrora serviram como moeda comum na Grécia antiga.

Exibindo uma primorosa técnica de cunhagem, as moedas apresentam a imagem do deus grego Apolo adornado com uma coroa de flores de um lado, e, do outro, uma carruagem de dois cavalos com um cavaleiro. Essas moedas provavelmente foram usadas pela tribo Corieltavi, que habitou a região durante a Idade do Ferro.

Um tesouro composto por 15 moedas de ouro da idade do Ferro foi descoberto na ilha de Anglesey, no País de Gales
"Encontrar um estáter de ouro sempre foi o número um na minha lista de desejos. Ficamos encantados ao descobrir que este foi o primeiro tesouro de moedas de ouro da Idade do Ferro alguma vez encontrado no País de Gales", disse Lloyd Roberts, um dos aficionados que descobriu as moedas.
Especialistas do Gwynedd Archaeological Trust ficaram perplexos com as moedas, pois não se sabe como foram parar no campo, mas sugeriram que poderiam ter sido usadas como oferendas aos deuses devido ao significado histórico da ilha como um "importante centro religioso" do primeiro século a.C. ao primeiro século d.C.
Um tesouro composto por 15 moedas de ouro da idade do Ferro foi descoberto na ilha de Anglesey, no País de Gales
A descoberta, que se acredita ser da tribo Corieltavi, fornece informações valiosas sobre a história antiga do País de Gales. As moedas foram encontradas espalhadas em um campo em Llangoed, entre julho de 2021 e março de 2022.
Comentar