Ciência e sociedade

Portal de 5.500 anos descoberto revela urbanização em cidade antiga de Israel (FOTOS, VÍDEO)

Uma equipe de arqueólogos israelenses encontrou o portal mais antigo de Israel, uma passagem de pedra e tijolos de 5.500 anos para a cidade de Tel Erani, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel.
Sputnik
De acordo com informações, o portal foi descoberto perto da cidade central de Qiryat Gat, fazendo com que os especialistas reconsiderassem o início do povoamento na região para séculos antes do sugerido anteriormente.
O jornal The Times of Israel relatou que o portal foi parcialmente construído de tijolos de barro e pedras monolíticas "gigantes", o que chamou a atenção dos especialistas.
Portal de 5.500 anos descoberto revela urbanização em cidade antiga de Israel
A escavação em Tel Erani também revelou uma parte de um sistema de fortificação, evidenciando uma zona urbanizada com prédios públicos, datada da Idade do Bronze, com elementos de planejamento como ruas, paredes de fortificação e um possível sistema de drenagem, além de sinais de estratificação social.
Portal de 5.500 anos descoberto revela urbanização em cidade antiga de Israel
Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel, a descoberta fornece valiosas pistas sobre o desenvolvimento dos centros urbanos e suas defesas estratégicas nos tempos antigos.
A antiga cidade de Tel Erani é um dos primeiros exemplos de urbanização em Israel, tendo sido habitada na Idade do Bronze, por volta de 3300 a.C., e abandonada em 2500 a.C.
Comentar