Drones russos serão equipados com transponder para distinguir veículos aéreos inimigos

Drones da Rússia receberão um sistema receptor-transmissor (transponder) amigo-inimigo, está em andamento o desenvolvimento do equipamento correspondente, informou à Sputnik empresa Roselektronika, que faz parte do consórcio russo Rostec, no fórum EXÉRCITO 2023.
Sputnik
"A empresa de pesquisa e produção Pulsar está desenvolvendo um pequeno transponder para veículos aéreos não tripulados que funciona pelo princípio amigo-inimigo", informou Roselektronika.
Sistemas automáticos de identificação amigo-inimigo são usados para distinguir seus próprios equipamentos militares de equipamentos inimigos. Em particular, estes sistemas são importantes na aviação para evitar no âmbito de operações de combate a destruição de suas próprias aeronaves, inclusive por meios de defesa antiaérea.
O especialista russo em veículos aéreos não tripulados Denis Fedutinov explicou à Sputnik que na operação militar especial na Ucrânia milhares de drones são usados de ambos os lados.
A ampla gama de sistemas de drones que ambos os lados possuem, combinada com a presença frequente dos mesmos modelos civis nos arsenais das partes, dificulta a identificação visual dos drones.
Ele acrescentou que, dado o fato de que os drones servem como apontadores de artilharia e às vezes são eles próprios a portarem munições, são alvos prioritários de ataques. Entretanto, são inevitáveis as perdas por "fogo amigo".
Comentar