Panorama internacional

Ministro da Defesa da China chega a Belarus à medida que as tensões com a OTAN aumentam

O chefe de defesa da China chegou a Belarus para uma visita de três dias com objetivo de fortalecer os laços com o fiel aliado russo, enquanto os Estados-membros da OTAN reforçam a segurança da fronteira com o país.
Sputnik
O ministro da Defesa, Li Shangfu – que pretende intensificar os laços militares com nações de todo o mundo – voou da Rússia e foi recebido em Minsk por seu homólogo, Viktor Khrenin, segundo a Bloomberg.
Em Moscou, o chefe de Defesa da China prometeu intensificar a cooperação com seus pares na Europa, África e América Latina - excluindo notavelmente os EUA, com os quais o diálogo militar de alto nível foi suspenso. Ele chamou os laços da China com a Rússia de "bom modelo de cooperação".
Em Belarus, onde foi recebido na pista com pão e sal tradicionais, ele deve se encontrar com altos oficiais militares e visitar instalações militares. É a primeira visita de um ministro da Defesa chinês ao país desde 2018.
A visita coincide com o aumento dos apelos da Polônia e da região do Báltico para reforçar a segurança na fronteira, citando a presença de mercenários russos em Belarus.
A Letônia disse na terça-feira (15) que enviaria guardas de fronteira adicionais e solicitaria assistência dos militares e da polícia, citando 96 tentativas de passagem de fronteira nas 24 horas anteriores.
Comentar