Kiev está deslocando às pressas armas essenciais e pessoal qualificado em meio aos ataques a instalações vitais da Força Aérea da Ucrânia, revelou nesta quinta-feira (17) o jornal britânico Financial Times (FT).
A publicação citou fontes segundo as quais Kiev e seus aliados veem os ataques russos às instalações aéreas no oeste da Ucrânia como uma tentativa de Moscou de destruir pistas de pouso ucranianas e uma frota de bombardeiros "usada para lançar mísseis britânicos Storm Shadow e SCALP franceses".
"Para evitar ataques, a Ucrânia está agora movendo apressadamente armas essenciais e pessoal qualificado de um lugar para outro", citou o FT, acrescentando que os pilotos ucranianos estão constantemente alternando entre dezenas de bases aéreas e aeroportos comerciais.
Yuri Ignat, conselheiro do Comando da Força Aérea Ucraniana, e Yuri Sak, conselheiro do ministro da Defesa da Ucrânia, também reiteraram no artigo que Kiev precisa de mais sistemas de defesa antiaérea para proteger melhor as bases aéreas ucranianas.
De acordo com o jornal, Sak também pediu aos aliados ocidentais que acelerem o treinamento dos pilotos ucranianos e a entrega de caças F-16.