Ciência e sociedade

Arqueólogos descobrem sistema de drenagem de cerâmica de 4.000 anos na China (FOTO)

A rede de tubos de água de cerâmica de 4.000 anos foi desenterrada no sítio arqueológico de Pingliangtai, nas planícies centrais da China, e representa uma manipulação social e ambiental sem precedentes das sociedades neolíticas, que enfrentaram crises ambientais crescentes na região das monções do leste asiático.
Sputnik
De acordo com o portal SciNews, o sítio arqueológico murado do Neolítico Tardio de Pingliangtai demonstra a importância das inovações tecnológicas e dos projetos hidráulicos organizados pelo Estado e do controle da água pelas elites para a evolução da Idade do Bronze e das primeiras sociedades imperiais.
O sítio está localizado no que hoje é o distrito de Huaiyang, na cidade de Zhoukou, no centro da China, que durante os tempos neolíticos abrigava cerca de 500 pessoas com paredes protetoras de terra e um fosso ao redor.
Segundo os pesquisadores em recente estudo publicado na Nature Water, o clima da área há 4.000 anos era marcado por grandes mudanças climáticas sazonais, onde as monções de verão comumente despejavam meio metro de chuva mensalmente na região.
"A descoberta desta rede de encanamento de água em cerâmica é notável porque o povo de Pingliangtai foi capaz de construir e manter este sistema avançado de gerenciamento de água com ferramentas da Idade da Pedra e sem a organização de uma estrutura de poder central", disse o arqueólogo da Universidade College de Londres dr. Yijie Zhuang.
Para os pesquisadores, o sistema teria exigido um nível significativo de planejamento e coordenação.
Para melhor preservação e exibição no futuro, a maioria dos tubos de cerâmica foi mantida in situ (em seu local original) após a escavação ou mantidos no depósito do Instituto Provincial de Henan de Relíquias Culturais e Arqueologia em Huaiyang. Alguns tubos são mantidos em vários museus agora, cortesia do Museu Henan (b), cortesia do Museu Nacional da China (d) e cortesia do Museu da Cultura Miaodigou Yangshao (f)
A rede de tubos de água de cerâmica de Pinliangtai é o mais antigo sistema completo de drenagem já descoberto na China e, embora houvesse alguma variedade de decoração e estilos, cada segmento de tubo tinha cerca de 20 a 30 cm de diâmetro e cerca de 30 a 40 cm de comprimento, eles se encaixavam uns nos outros para transportar água para longas distâncias.
O que é surpreendente para os arqueólogos é que o assentamento de Pinliangtai mostra pouca evidência de hierarquia social, o que sugere que, mesmo na ausência de uma autoridade centralizada, a população da cidade se uniu e realizou a cuidadosa coordenação necessária para produzir os tubos de cerâmica, planejar seu layout, instalá-los e mantê-los, um projeto que provavelmente exigiu muito esforço de grande parte da comunidade.
"A rede de tubulações de água mostra uma compreensão avançada de engenharia e hidrologia que antes se pensava só ser possível em sociedades mais hierárquicas", disse o arqueólogo da Universidade de Pequim dr. Hai Zhang.
Ciência e sociedade
Arqueólogos descobrem mosaico romano representando Medusa na Espanha (FOTOS)
Comentar