Panorama internacional

Rússia desenvolve munição de detonação controlada de calibre pequeno para atingir alvos aéreos

Pela primeira vez na Rússia foi criada uma munição de detonação controlada no menor calibre – 23 milímetros, isso permitirá aumentar em várias vezes a eficácia contra os drones, disse à Sputnik uma fonte do complexo industrial-militar no fórum EXÉRCITO 2023.
Sputnik
"Pela primeira vez em nosso país foi possível realizar uma detonação controlada em uma munição de calibre 23 mm. O desenvolvimento permitirá multiplicar a eficácia do impacto em alvos pequenos como quadricópteros e drones", explicou o interlocutor da agência.
Segundo ele, é planejado em um futuro próximo conduzir testes da munição, depois disso ela será apresentada aos potenciais clientes.
Projéteis de detonação controlada explodem no ponto necessário de trajetória calculada pelo sistema de controle de fogo. Ao atirar em alvos terrestres, isso torna possível em particular atingir com mais eficácia o pessoal do adversário escondido em trincheiras – o projétil explode quando atinge em voo o ponto exatamente acima da trincheira. Como resultado, os soldados inimigos são expostos aos efeitos de estilhaços, da explosão e ondas de choque.
Panorama internacional
'Podem acertar em postigo': especialista militar destaca capacidades das munições russas Krasnopol
Ao atingir alvos aéreos, tais como mísseis ou drones, essas munições permitem realizar a detonação controlada e criam uma área de elementos de impacto precisamente na trajetória de voo do meio aéreo. Desta forma, diminui a quantidade de munições usadas, bem como se reduz o tempo necessário para atingir um alvo aéreo.
Comentar