Para os especialistas militares, citados pelo jornal Global Times, este é um alerta direto contra a "independência de Taiwan" e a intromissão dos EUA na região.
O vídeo, divulgado com uma trilha sonora especial intitulada "Revendo os Estreitos", mostra oficiais e soldados chineses da linha de frente se preparando para o combate.
As imagens mostram veículos blindados, um grupo de helicópteros, além de forças especiais e de infantaria em diversos tipos de missões e cenários.
Durante o treinamento, são mostrados o porta-aviões Shandong, bombardeiros H-6K, caças Su-30, paraquedistas, um avião de transporte Y-20, além dos mísseis balísticos DF-15 e veículos blindados anfíbios Type 05.
Em um determinado momento do vídeo, as aeronaves do Comando Leste surgem para expulsar um avião de reconhecimento eletrônico EP-3E dos EUA.
Anteriormente, o ministro da Defesa da China, coronel-general Li Shangfu, advertiu que as tentativas de "brincar com o fogo" no contexto da questão de Taiwan e os planos de usar a ilha para conter a China estão destinados a falhar.
Pequim vê Taiwan como uma província renegada que pertence por direito à China, de acordo com a política de Uma Só China. A ilha autogovernada não declarou formalmente a independência, mas afirma já ser independente e, entretanto, mantém laços próximos com os EUA. Estes, por sua vez, expressaram nos últimos anos a vontade de "conter" a China e o seu desenvolvimento.