Panorama internacional

Empresa indiana de energia garante extensão de 3 anos para explorar disputado mar do Sul da China

A empresa de energia indiana ONGC Videsh garantiu uma prorrogação de três anos do Vietnã para explorar o "Bloco 128" no mar do Sul da China.
Sputnik
Reivindicações territoriais conflitantes sobre as águas do mar mais falado na geopolítica atual remontam a muitas décadas, mas se intensificaram nos últimos anos, à medida que Pequim e seus rivais reforçaram suas posições nas rochas e recifes que detêm.
"O compromisso estratégico da Índia permanece forte, pois a ONGC Videsh continua sua jornada de exploração com sua 8ª extensão até 15 de junho de 2026", disse a empresa, segundo a Reuters.
A ONGC Videsh é o braço de investimento no exterior da maior exploradora de petróleo da Índia, Oil and Natural Gas Corporation Limited.
Nova Deli discutiu diplomaticamente com a China no passado sobre seu bloco de exploração de gás e petróleo na costa do Vietnã. A China reivindica praticamente toda a área, rica em minerais, e intensificou sua presença militar lá.
Parte do bloco 128 está na "linha de nove traços" em forma de U, que marca a vasta área que a China reivindica no mar, uma rota para mais de US$ 5 trilhões (R$ 24 trilhões) em comércio a cada ano, na qual Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan também têm reivindicações.
Comentar