Ciência e sociedade

'Explosão' no setor tecnológico provoca escassez de bem mais precioso da IA, diz mídia

A "caçada" pelo bem mais precioso da inteligência artificial (IA), os chips, gera temor de escassez no mercado mundial.
Sputnik
O jornal Folha de São Paulo relatou que o presidente-executivo da Docugami, Jean Paoli, está há 12 meses procurando chips de computador.
O chip em questão é a unidade de processamento gráfico, ou GPU, capaz de executar cálculos rapidamente, permitindo à IA analisar grandes quantidades de dados.
Segundo a mídia, a criação de chatbots desencadeou uma onda de entusiasmo com relação à IA, o que estaria provocando uma escassez de chips.
Devido à explosão da IA, longas filas de espera surgiram no mercado, gerando um grande desafio e obstáculo para o setor de tecnologia.
Contudo, a mídia destaca que as gigantes tecnológicas, "desesperadas pelo bem mais precioso da IA", geralmente conseguem contornar a escassez, dificultando ainda mais a vida das startups e dos pesquisadores.
A escassez já é tanta que é possível notar um forte contraste entre os que têm e os que não têm estes componentes.
O mercado de IA virou um negócio altamente rentável, pois recentes informações mostram que, por cada GPU H100 IA vendida, a Nvidia, por exemplo, ganha um lucro de 1000%, e esta porcentagem poderá ser ainda maior devido à escassez desta GPU e ao aumento de preço em alguns mercados.
Ciência e sociedade
IA na América Latina: Chile lidera, enquanto México e Brasil concentram patentes
Comentar