Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, observou um teste de mísseis de cruzeiro estratégicos, escreveu nesta segunda-feira (21) a agência norte-coreana KCNA.
Ela disse que Kim visitou um navio de guerra, parte de uma frota, em exercícios "para reconfirmar a função de combate do navio e o recurso de seu sistema de mísseis" e melhorar a capacidade dos marinheiros de realizar a "missão de ataque em uma guerra real".
"Incentivaríamos a modernização de armas e equipamentos navais, incluindo a construção de navios de guerra potentes e o desenvolvimento de sistemas de armas a bordo e subaquáticas," declarou.
O passo acontece em meio aos exercícios militares trilaterais Ulchi Freedom Shield entre os EUA, a Coreia do Sul e o Japão, que começaram nesta segunda-feira (21).
Yoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, detalhou que os exercícios apresentarão vários cenários de contingência, como ataques cibernéticos, terroristas e de drones, e uma campanha de desinformação por parte da Coreia do Norte.
Segundo as Forças Armadas da Coreia do Sul, estes serão os maiores exercícios do gênero até agora, envolvendo dezenas de milhares de militares.