Panorama internacional

Ex-assessor do Pentágono: forças ucranianas estão derretendo devido à sua contraofensiva

O Exército ucraniano está derretendo na sequência de sua contraofensiva, e a OTAN não poderá competir com a Rússia se intervir na situação, afirmou o coronel Douglas Macgregor, ex-assessor do chefe do Pentágono.
Sputnik
"Acho que vamos ver este Exército em que gastamos tanto dinheiro desaparecer com o tempo", observou Macgregor em entrevista ao jornalista Tucker Carlson.
De acordo com o coronel, os combatentes ucranianos se rendem durante os combates devido ao grande número de feridos. Os comandantes querem salvar as vidas dos soldados e depõem suas armas, sabendo que podem contar com um tratamento decente das forças russas.
"Eles sabem que não serão maltratados e, sabem que no futuro podem ser trocados por prisioneiros russos", relatou Macgregor, ressaltando que isso não é relatado na mídia ocidental.
Segundo ele, os EUA continuam sua linha, o que forçará a Rússia a se mover mais para o oeste. O ex-assessor do chefe do Pentágono aponta que Moscou não quer um conflito com a OTAN, por isso não retira suas forças da reserva.
Panorama internacional
Chancelaria da Rússia apela às tropas ucranianas: oponham-se ao regime de Kiev ou se rendam
"Se intervirmos no oeste da Ucrânia, a Rússia estará pronta para isso. As consequências para nós e para OTAN serão devastadoras, porque não estamos prontos para lutar contra os russos", disse ele.
Por fim, Macgregor afirmou que o Exército dos EUA está perdendo sua capacidade e prontidão porque para altos cargos são nomeados candidatos inadequados.
Comentar