A peça de cerâmica foi encontrada durante trabalhos arqueológicos no segundo trecho do projeto Trem Maya.
Destaca-se que artefato histórico faz parte de uma oferenda funerária, provavelmente de um membro da elite local, que data do período Clássico Tardio. Hernández explicou que os cientistas estabeleceram o período de origem do objeto, aproximadamente entre os anos 900 e 600 a.C., pelo material com o qual foi fabricado e pelo estilo de ornamentação.
Descobrem prato milenar com a representação de um wahyi ou ser protetor em Cansacbé, Campeche. Foi encontrado no trecho 2 do Trem Maya, como oferenda de um enterro masculino do período clássico tardio (600-900 d.C.)
Além disso, o especialista explicou que a peça teve que ser cuidadosamente limpa nos laboratórios de conservação do projeto ferroviário, situados na cidade de Campeche, já que o prato foi encontrado completamente coberto de sais e carbonatos.
Após a conclusão dos trabalhos de limpeza, foi possível observar no fundo do prato uma representação desgastada de um jaguar, ou de um homem vestido com pele de jaguar, em cima de um pequeno banco. A representação está rodeada por pequenos quadrados simbolizando carapaças de tartaruga.