Panorama internacional

EUA aumentam em mais de 2 vezes as importações de urânio da Rússia em 2023

O comércio de urânio continua entre os dois países, com os suprimentos e os respectivos valores subindo aos maiores indicadores desde os anos 2000, segundo dados calculados pela Sputnik.
Sputnik
Os EUA compraram 416 toneladas de urânio da Rússia durante o primeiro semestre de 2023, excedendo assim a cifra do ano passado em 2,2 vezes, revelam cálculos da Sputnik baseados em dados oficiais dos EUA.
Segundo os cálculos, de janeiro a junho de 2022 os EUA tinham comprado 188 toneladas de urânio da Rússia, enquanto no período homólogo deste ano o valor subiu em cerca de 2,2 vezes.
A última vez que tais valores foram registrados foi em 2005, quando a Rússia exportou 418 toneladas de combustível para os EUA.
Panorama internacional
Espanha compra urânio russo porque as sanções da União Europeia não o proíbem, diz mídia
Os EUA pagaram assim US$ 696,5 milhões (R$ 3,39 bilhões) pelo urânio importado da Rússia, o maior valor desde 2002. Trata-se de um aumento do valor dos suprimentos de 2,5 vezes, enquanto a proporção das importações da Rússia subiu 13 pontos porcentuais, para 32%.
Em 8 de agosto o jornalista Clayton Morris disse que os EUA e a UE estão em pânico por causa de sua dependência do urânio da Rússia.
Os países ocidentais, incluindo os EUA, impuseram sanções abrangentes contra a Rússia a partir do começo da operação militar especial da Rússia na Ucrânia. Ao mesmo tempo, eles têm evitado mirar o setor de energia nuclear, que tem sido negligenciado pelo Ocidente em comparação com a Rússia.
Comentar